sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Dieta Nota 10
Aprenda a transformar calorias em notas e emagreça sem abrir mão do que lhe dá prazer. Comendo a quantidade certa de todos os alimentos - incluindo os seus preferidos -, você perderá peso e se manterá em forma

por Wivian Maranhão

Sim, parece um sonho. É possível comer tudo e perder os quilos que deseja. Está liberado o feijãozinho com arroz; a batata, o pão e os queijos; o macarrão e até mesmo o chopinho. Essa é a proposta da Dieta Nota 10, elaborada pelo endocrino- logista carioca Guilherme de Azevedo Ribeiro, que tem, entre seus pacientes, clientes famosos como Daniela Escobar, Camila Morgado, Maria Maya, Willian Bonner, Fátima Bernardes e Christine Fernandes. A atriz Carolina Dieckmann, que perdeu 28 kg pós-gravidez, em dez meses, com esse regime, é o mais recente case de sucesso do médico. O segredo? Segundo ele, existe um método científico para eliminar o peso extra: mudar os hábitos alimentares. É preciso reeducar-se diante dos alimentos e usá-los na quantidade necessária, sem excessos nem restrições.

Para ajudar seus clientes nessa tarefa, Ribeiro montou uma tabela de alimentos com cerca de 300 itens. A cada um deles deu uma nota, que corresponde ao seu valor calórico.

"A idéia é ensinar sobre quantas notas se pode comer. Essa quantidade varia de acordo com a altura e o sexo. Você tem de acreditar que pode modificar seus vícios alimentares. Se, durante alguns meses, controlar cada alimento que consumir, quando se der conta terá perdido muitos quilos e mudado, para sempre, as atitudes erradas que aumentavam o seu peso, prejudicando a sua saúde", explica o também autor do livro Dieta Nota 10 (Ed. Bertrand Brasil).

Aquecimento
Preparada para fazer a Dieta Nota 10? Muito bem, o primeiro passo é saber quantas notas você pode consumir por dia.. Em seguida, consulte, no fim da matéria, uma tabela com a maioria 21dos alimentos, reunidos em grupos e com valor calórico aproximado, calculado em notas. O objetivo da listagem é simplificar o seu cotidiano: não precisa entender muito de nutrição para utilizá-la. Com o tempo, vai reparar que, igual a todas as pessoas do mundo, você tem preferências alimentares que somam entre 10 e 15 itens. Ao descobrir isso, então terá se tornado seu próprio especialista.

Agora, atenção: todos os alimentos - carboidratos, gorduras e proteínas - são importantes e necessários. Em uma dieta de 500 notas diárias, por exemplo, o ideal é ingerir: 50% (250 notas) de carboidratos; 30% (150 notas) de gordura e 20% (100 notas) de proteínas.

O endocrinologista diz que é preciso aprender, definitivamente, que não existem alimentos permitidos e proibidos. Há apenas alimentos. Se engordam ou emagrecem, depende das notas que valem e da quantidade que você decidir comer. Por exemplo: com 120 notas é possível consumir um bife médio, mais duas colheres de arroz e duas de feijão ou, então, um misto-quente. Já com 50 notas se ingere um brigadeiro (nem pequenino, como o de festas, nem enorme, como o de padaria) ou ainda uma laranja e uma maçã.

"A escolha é sempre sua. Depende do que você está com vont ade de comer ou da sua fome. Os horários de consumir também são livres. Tudo é permitido, desde que não ultrapasse o número de notas que pode gastar em um dia (24 horas - há quem goste de comer de madrugada)", enfatiza o médico, que lançará em breve a continuação do seu primeiro livro, Cardápios Nota 10, também pela Ed. Bertrand Brasil.

"Se o seu limite são 500 notas, não há a menor dúvida de que respeitando-o você emagrecerá. Quem o ultrapassa, ainda que sejam apenas 10 ou 20 pontos, simplesmente não perde peso"

Administrando as notas
A filosofia da dieta você já entendeu: ingere-se um pouco de tudo - gorduras, carboidratos e proteínas. Coma, inclusive, aquilo que a sua vontade pedir. Porém, sempre administrando as notas. É fundamental nunca ultrapassar o seu montante. "Que fique bem claro: se o seu limite são 500 notas, não há a menor dúvida de que, respeitando-o, emagrecerá. Mas se comer 520 notas, 510 notas, achando que tão poucas não farão diferença, lamento dizer, mas fazem sim, e muita. Quem ultrapassa seu número de notas simplesmente não emagrece", alerta Ribeiro.

Outra dica: habitue-se a "roubar" contra. Ao calcular o valor de um alimento, conte as notas de cinco em cinco. Por exemplo: uma colher de sopa de maionese light custa 25 notas. Se comer apenas a metade, você não comeu 12,5 notas. Comeu 15. Dessa forma, não corre o risco de extrapolar o seu limite.



Quer uma boa notícia? A pessoa que se exercita tem um bônus de 50 notas. Esse é o brinde para quem pratica atividade física pelo menos três vezes por semana. Cinqüenta notas? Acha pouco? Pare e pense. Esse "presentinho" significa, diariamente, um brigadeiro extra. Ou mais duas colheres de arroz. Ou mais duas frutas. Ou mais um copo pequeno de chope. "Não hesite. Se você é sedentá- ria, comece a se exercitar imediatamente. Além de melhorar a saúde, comerá mais e emagrecerá bem rápido", recomenda.

Para se manter na linha
Emagreceu? Que bom! Para manter o corpo estabilizado, pode acrescentar 40% de notas à cota do período de emagreci- mento. Por exemplo: quem perdeu peso gastando 500 notas diárias passa a ter direito a 700 notas. Além das 50 notas extras, ou seja, o bônus para os que já se conven- ceram das vantagens dos exercícios físicos.

Mantendo essa cota, não há a menor possibilidade de voltar a engordar. Até por- que 700 notas significam muita comida. Usando esse montante como parâmetro, você também pode manter o peso fazendo o controle semanal, com cota de 4.900 notas. Se exagerar em um dia, compen- se no outro. Siga o procedimento do jeito que achar mais fácil e agradável. O impor- tante é lembrar que, na época do regime, não deve ultrapassar o número de notas diárias, senão voltará a engordar.

Na Dieta Nota 10, a média de emagre- cimento é de um quilo por semana no pri- meiro mês e um pouco menos nos meses seguintes. "Tenha paciência. Peso perdido depressa, depressa se recupera. A Dieta Nota 10 é uma opção de vida, um novo caminho. Com alguma força de vontade, em pouco tempo estará magra, saudável e muito mais autoconfiante", finaliza o especialista

De olho no regime

Não há a menor necessidade de pesar ou medir os alimentos. Quando a tabela indicar "uma porção", prevalece o bom senso. Um bife médio significa aquele que a gente faz em casa e não o imenso, que ocupa o prato inteiro, servido nos restaurantes. Mas, se a sua decisão é pelo bife grande, "pague" 100 notas em vez das 50 de praxe.

Frituras ou comidas muito engorduradas "custam" o dobro das notas normais. Quem não gosta de um bife à milanesa? É, mas, nesse caso, mesmo o médio "custa" 100 notas. ou seja, todos os alimentos fritos são duas vezes mais caros. Escolha o seu menu! A pessoa que pratica atividade física, três vezes por semana, tem um bônus de 50 notas Para facilitar a elaboração do seu cardápio diário, seguem 18 sugestões de refeições, com 120 e 150 notas. Há opções para todos os gostos.

Para calcular a nota de comida comprada pronta, basta dividir o número de calorias por dois. se um prato de lasanha tem 240 calorias, por exemplo, ele vale 120 notas.

Tome quatro a seis copos de água diariamente. Isso vai potencializar o efeito da dieta.

Não importa quantas refeições faça por dia, nunca fique mais de cinco horas em jejum.

Para calcular as notas dos molhos, considere uma porção do ingrediente principal.

Nenhum comentário: